domingo, 21 de fevereiro de 2010

Jantarzinho de sábado à noite



Bom, foi meu marido (João) quem preparou o prato principal dessa noite de sábado: penne com salmão. A receita original é feita com cogumelos salmão, mas como não os encontramos nos supermercados em que procuramos aqui em BH, a gente faz com salmão mesmo. O resultado é um prato leve, delicioso e até chique. Só não é muito light... mas vocês vão perceber que comida light não é muito minha especialidade, embora eu até tente evitar certos exageros.

A receita leva penne, manteiga, salmão, alcaparras, creme de leite, chimichurri e queijo parmesão ralado. João nunca segue sempre as mesmas medidas, de forma que será difícil ditar aqui a receita. Portanto, vou resumir:

1- Cozinhar 250g de penne e reservar.
2- Temperar 400g de salmão com sal e um pouquinho de pimenta do reino.
3- Esquentar em uma panela 2 colheres de manteiga e fritar nela o salmão até ele começar a se soltar, tornando possível desfiá-lo.
4- Acrescentar as alcaparras (a gosto), o chimichurri (a gosto) e 1 lata de creme de leite.
5- Misturar tudo até formar um molho com o salmão bem desfiado.
6- Colocar todos os ingredientes em um refratário de vidro, misturar o penne no molho e salpicar queijo parmesão.
7- Levar ao forno até começar a ferver o molho.

Essa receita fica pronta em 40 minutos. Para acompanhar, abrimos uma garrafa do espumante brut rosé Conde de Foucaud.


A sobremesa ficou por minha conta: brigadeiro de colher.

Essa é fácil:

Colocar em uma panela 1 lata de leite condensado, 2 colheres de chocolate em pó e 1 colher de manteiga. Mexer sem parar até o doce engrossar. E pronto.
O difícil foi colocar nas tacinhas sem lambrecar as laterais e a parte de cima das mesmas. Acho que preciso de ferramentas especiais para isso... Para enfeitar usei as bolinhas de chocolate e chocolate branco porque o João pediu. Eu mesma prefiro o tradicional chocolate granulado.
Essa receita rende 8 tacinhas bem cheias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário